Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, o que é um grande perigo. O corpo acostuma-se com os níveis elevados o que, vão comprometendo em silêncio, os órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos.
Além dos fatores como alto consumo de sal, fatores emocionais (estresse e nervosismo), hereditariedade, idade, sexo, colesterol, obesidade, diabetes, abuso de bebidas alcoólicas, sedentarismo, fumo, e raça.
Além dos fatores como alto consumo de sal, fatores emocionais (estresse e nervosismo), hereditariedade, idade, sexo, colesterol, obesidade, diabetes, abuso de bebidas alcoólicas, sedentarismo, fumo, e raça.
Seu diagnóstico é difícil por se tratar de uma doença que não exterioriza seus sintomas. Os sintomas mais comuns são: Dores de cabeça, palpitação e tonturas.
O hipertenso, assim como toda pessoa sadia, deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, fornecendo todos os nutrientes para um bom funcionamento do organismo e com isso a redução da pressão arterial. Assim também como mudança no estilo de vida, parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, fazer regularmente atividade física, manutenção de um peso saudável, redução de sal na alimentação, não usar o saleiro sobre a mesa, substituir ou evitar alimentos que são ricos em sódio{ carnes salgadas, defumadas, (carne seca, bacalhau), embutidos ( linguiça, salsicha, mortadela, salame, presuntos, peito de peru, paio, etc...) enlatados ( ervilha, milho, picles, azeitonas, molho de tomate, palmito), caldo de galinha, caldo de carne em cubos ou em pós, sopas prontas, temperos, industrializados, catchup, mostarda, maionese, salgadinhos, e alimentos industrializados em geral. Dê preferência a alimentos como frutas, verduras, e legumes, condimentos naturais (alho, cebola, salsa, cebolinha e etc..). Fique sempre atento aos rótulos dos alimentos aos valores de sódio.
A pessoas com hipertensão arterial, também podem ter uma boa alimentação, e uma vida normal. Não esquecendo que os medicamentos em vários casos são essenciais para regularização e manutenção da pressão em valores normais. Por isto, o controle médico regular é fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário