Para manter uma alimentação saudável e livre de substâncias tóxicas, não basta nos preocuparmos em selecionar o melhor tipo de alimento, precisamos nos preocupar também com os utensílios que utilizamos em seu preparo.
Ferro
Reage com a acidez dos alimentos (Tomate, legumes, feijões), liberando uma quantidade significativa desse mineral. Sendo recomendada em casos de anemia.
Alumínio
Quanto mais nova a panela mais alumínio é liberada para o alimento. Não se deve cozinhar alimentos que contenham enxofre ( couve, brócolis, espinafre) , é contra indicada para frituras.
Para lavá-las evita o uso de esponja de aço. E para diminuir transmissão de alumínio acrescentar sal após o cozimento. Esse tipo de panela está associada ao Mal Alzheimer.
Anti Aderente
Permite a redução da quantidade de óleo usada no preparo das refeições.
Esse material esteve sob suspeita, ainda não confirmada – de ser cancerígenos, especialmente durante o preparo de alimentos com alto teor protéico, como carnes, ovos, ave, peixes e leite.
Nunca leva-la vazia ao fogo queima o revestimento. Quando a panela começar a descascar, ou soltar crostinhas, substitui-las imediatamente. Evitar usos de materiais de metal, esponjas de aço. Para não arranhar esse tipo de material.
Inox
Esse tipo de panela contribuem para a ingestão de ferro e cromo. Mas também são fonte de níquel, um metal tóxico ao organismo humano. Sendo transmissão em baixa quantidade, há pesquisa que não recomendam o seu uso em pessoas com sensibilidade a esse metal. Esse tipo de material pode estar a associado a males como dermatites, alergia, distúrbios renais e hepáticos, infertilidade, câncer, estomatite, gengivites, dores de cabeças.
Esmaltado
Conhecidas como panelas de Ágata, feitas geralmente de ferro ou alumínio esmaltados.
Não é recomendado esse tipo de utensílio fabricados antes da década de 80. O esmalte usado na época pode conter substâncias tóxicas como o chumbo, cádmio e outro metais pesados.
Vidro
Não há liberação de substância tóxicas durante o cozimento.
São frágeis, podendo ser facilmente quebradas. Por esquentar rapidamente, pode acabar queimando o próprio alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário