São alimentos que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo em sua composição química, desempenhando um papel benéfico na redução de doenças crônicas.
Os alimentos funcionais, não curam doenças, apresentam princípios ativos capazes de prevenir ou reduzir seus riscos. As doenças mais investigadas estão as cardiovasculares, câncer, Hipertensão, diabetes, doenças inflamatórias, intestinais e Mal de Alzheimer.
É importante salientar que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada.
Ácidos graxos mono insaturados, Ômega 3 e 6: Efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata cardiovasculares, evita coágulos na parede sanguínea, aumenta o HDL ( bom colesterol) e reduz LDL ( mau colesterol) .
Fontes: Azeite de Oliva, óleos vegetais ( canola, milho, girassol) nozes, soja, gergelim, Peixes de água frias e frutos do mar.
Fitoesteróis: Age precipitando o colesterol presente no intestino podendo colaborar a redução da absorção do colesterol; Têm propriedades de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e aliviar sintomas da TPM por atenuar a queda do estrógeno.
Fonte: Óleos vegetais, legumes, gergelim e semente de girassol.
Fitoestrógenos Isoflavonas: Menor incidencia de doenças cardiovasculares, câncer de mama e de próstata e osteoporose.
Fonte: Soja e derivados e Inhame
Antocianinas e Antoxantinas (Flavonóides): Possuem propriedades anti-cancerigenas, anti-inflamatórias, e anti-alérgicas.
Fonte: Cereja, uvas, morangos, amoras, berinjelas, batata, repolho branco.
Carotenóides: Essenciais para a visão, desenvolvimento embriológico, possuem ação estimulante ao sistema imunológic, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e contra doenças cardiovasculares.
Fonte: Cenoura, abóbora, mamão
Licopeno: Reduz a concentração de radicais livre, previne o ataque cardiaco, previne alguns tipos de câncer.
Fonte: Tomate, melancia, goiaba vermelha, pimentão vermelho.
Fibras Solúveis e Insolúveis:Reduz risco de câncer de cólon, melhora funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.
Fonte: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc, leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc, hortaliças com talos e frutas com casca;
Probióticos: Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.
Fonte: Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados
Pré-bióticos: Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino.
Fonte:Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon.